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Nutrição & Saúde

Vitamina C e seus benefícios para a saúde

Vitamina C e seus benefícios para a saúde

A vitamina C traz muitos benefícios para a saúde. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, morango, e acerola, e alguns vegetais.

Um dos papéis mais significativos da vitamina C está associado ao colágeno, proteína responsável por fornecer resistência aos ossos, dentes e paredes de vasos sanguíneos.

A vitamina C também aumenta a absorção orgânica de ferro de origem vegetal, ajudando a prevenir a anemia ferropriva e é um potente antioxidante, protegendo as moléculas do organismo.

A quantidade de vitamina C necessária para prevenir a deficiência e suas doenças específicas em humanos, como o escorbuto, é em torno de 10 mg/dia. No entanto, algumas situações como gestação, lactação, pós-cirurgia e queimaduras graves, podem elevar esta necessidade. Fumantes também necessitam de uma quantidade mais elevada.

Agora, você tem bons motivos para inserir a vitamina C no seu dia a dia.

Fonte: Ministério da Saúde

 

Mais alguns benefícios da Vitamina C:

1. Aumenta a imunidade geral, deixando o organismo mais resistente a infecções;

2. Mantem as gengivas e mucosa oral mais saudáveis;

3. Auxilia na cicatrização de cortes e feridas;

4. Pode encurtar o resfriado comum;

5. Constrói e repara as células vermelhas do sangue;

6. Minimiza contusões de quedas e arranhões por meio do fortalecimento dos vasos sanguíneos;

7. Ajuda o corpo a absorver ferro dos alimentos ricos em ferro.

 

Os principais alimentos fonte de vitamina C são:

    Frutas: abacaxi, acerola, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos

    Legumes e Verduras: rúcula, alho, cebola, repolho, espinafre, tomate, brotos de verduras, agrião, alface.